Documentos para Casamento no Civil

Se a cerimônia religiosa não for muito a sua praia ou o orçamento estiver apertado, opte pelo casamento no civil, em cerimônias mais simples e econômicas. Confira logo abaixo os Documentos para Casamento no Civil.

Documentos para Casamento no Civil

Em primeiro lugar, os noivos escolhem a data do casamento e procuram o  Cartório de Registro Civil mais perto de onde moram, com dois a três meses de antecedência, para dar entrada no pedido de Habilitação. No caso de os noivos morarem, ou forem registrados, em bairros ou cidades diferentes, este processo deve ser feito nos cartórios de ambos os lugares. O próximo passo é a escolha de duas testemunhas, maiores de 18 anos, com o RG original em mãos na ida ao cartório.

Entre os Documentos para Casamento no Civil

Para obter a Certidão de Habilitação, válida por 90 dias, os noivos, se forem solteiros, devem portar o RG e a certidão de nascimento originais e o comprovante de residência. Se divorciados, o RG e a certidão de casamento com averbação de divórcio originais. Os viúvos devem apresentar o RG original, certidão de casamento com anotação do óbito ou certidão de óbito do cônjuge falecido e a cópia do formal de partilha.  E, se tiverem de 16 a 18 anos, o RG e a certidão de nascimento original, além da presença dos pais, portando também o RG e o CPF original.

Com a Certidão de Habilitação em mãos, a próxima etapa é comparecer ao cartório de sua preferência e agendar o dia e o horário da cerimônia, que pode ser realizada no próprio cartório ou em diligência, em algum bufê, salão ou em casa. Fique atento às regras de cada cartório, pois estes variam os preços cobrados por estes serviços.

As testemunhas serão necessárias em duas etapas: na entrada do processo de habilitação e na hora da cerimônia. Elas podem ser as mesmas ou não, de acordo com a escolha dos noivos. Se a cerimônia ocorrer no cartório, devem ser duas testemunhas, se for em diligência, fora do cartório, quatro testemunhas, todas maiores de 18 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *