Tratamento Água Caseiro

Tratamento de Água Caseiro

Geralmente, o tratamento de água e esgoto é feito pela ETA, estação de tratamento de água e esgoto e redistribuído a população através das empresas de saneamento básico espalhadas pelo nosso país e pelo qual os serviços são pagos pela conta de água enviada em nossos endereços cada mês.

Algumas regiões do Brasil ainda não recebem tratamento de água e esgoto por empresas de saneamento básico, torna-se comum nestas regiões a existências de poços artesianos.  Devido a isso são utilizadas técnicas de tratamento caseiro da água, onde a água é filtrada caseiramente e são utilizadas algumas técnicas que podem ser feitas por qualquer um, que garantem a qualidade da água, fundamental para a sobrevivência de qualquer ser vivo.

Tratamento Água Caseiro

Métodos de Tratamento Água Caseiro

Um dos métodos mais utilizados e também um dos mais simples de tratamento de água caseiro é o tradicional filtro de barro (ou de qualquer material de porcelana porosa), nele contém uma vela onde todas as impurezas ficam quando a água passa por ela. A fervura também é uma das opções mais práticas, porém muito eficaz e costuma durar no máximo 20 minutos e mata todos os microorganismos existentes, para ferver a água é necessário que ela esteja coada ou filtrada.

Para a limpeza do filtro é necessário apenas de uma esponja macia.  Hoje você encontra filtros de barro ou areia em mercados e lojas de utilidades domésticas de fácil acesso. As velas também são fáceis de achar e não custam muito caro.

Existe também o tratamento químico caseiro que deve ser utilizado com mais cautela e cuidado, pois consiste na aplicação de cloro ou iodo em medidas certas (de 2 a 4 gotas) para desinfetar a água em maiores quantidades. Após essas aplicações a água não pode ser consumida imediatamente é necessário  de 30 a 40 minutos sem movimentação alguma para ser ingerida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *